11 maio, 2010

Solarigraphics

Solarigrafia (solarigraphy / solargraphy) é um tipo de fotografia que capta as nuances do sol no decorrer do dia. São fotografias feitas com câmeras pinhole e longas exposições, capazes de registrar os "caminhos" do sol.

Descobri hoje que existe um projeto de PhD. chamado The Global Art Project of Pinhole Solargraphy, de um estudante de Helsinki, cujo objetivo é fazer um mapa do mundo com essas fotos.

Qualquer um pode participar, é preciso somente ter uma câmera pinhole, posicioná-la em direção ao sol e, após a exposição, cobrir a abertura com fita tape preta e enviá-la ao criador do projeto acompanhada de alguns dados (tempo de exposição, lugar, país, nome do fotógrafo e-mail de contato).

No site do projeto estão detalhados todos os materiais necessário e alguns links para quem quer se aprofundar no assunto.

Aqui no Brasil só há duas fotos partipando, ambas de São Bernardo do Campo.



Eu perdi a chance de fazer uma pinhole na faculdade, em uma aula que eu "matei" no ano passado. Pretendo me redimir agora.

E aqui vai um link com todos os passos bem explicadinhos para a confecção de uma pinhole em casa. E outro, para confecção de pinhole com caixa de fósforo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário