26 maio, 2009

The big books

Eu simplesmente mataria por alguns livros da TASCHEN, principalmente os de fotografia, moda e cultura pop. Mas principalmente por dois livros específicos:

The Big Penis Book, que tem fotos antigas e algumas históricas de pênis. A maioria das fotos são da década de 70, já que a revolução sexual derrubou o tabu de fotografar o corpo masculino.


O segundo é o The Big Book of Breasts, quase 400 páginas de seios, antes do silicone [leia-se: seios lindos, grandes e naturais]. As fotos cobrem 3 décadas, começando depois da Segunda Guerra.

Hoje eu descobri que mataria por mais um: The Big Book of Legs.
Ele é o terceiro da saga fetichista que reúne os dois já comentados aí em cima. Também são quase 400 páginas, só de pernas femininas, com fotos que cobrem desde os shows burlescos de cabaret do século XIX até a era de ouro das pernas: os anos 60. Além das fotos, o livro aborda o papel das pernas na emancipação feminina e o poder de sedução que elas tem.

E tem mais: um livro de bundas a caminho.

Pelas coisas simples

Seguindo nesse clima "peladões", outro clipe que eu gosto muito é Lessons Learned, de Matt & Kim. E tem show deles em POA, dia 5 de junho, como parte da programação do Coca-Cola PARC.



E então hoje eu me prestei a olhar a programação e eles não vão só fazer um show em POA, eles vão fazer show em POA na mesma noite e lugar que o Copacabana Club. E o melhor, bem longe do Porão do Beco.

Neste momento sou uma pessoa feliz.

25 maio, 2009

Sem farda

E viva o reaproveitamento!

Outro post em segunda mão, diretamente do blog da firma.

Antes de começar quero dizer que ele foi escrito com colaboração do Ronaldo.
Ok, go!


Desde o ano passado, o pessoal do planejamento está prestando muita atenção a tudo que envolve ou remeta à valorização da naturalidade, ao natural look.

Só para contextualizar, o movimento começou em 2004, quando a Dove lançou na Inglaterra a Campanha pela real beleza (que chegou por aqui logo depois). Acho que não é mais novidade para ninguém as mulheres normais “gente como a gente” estampando os anúncios da marca.

No início deste ano foi a vez do bonitão Brad Pitt estampar a capa da revista W exatamente do jeito que é, com suas marcas e rugas.

Depois tivemos 3 capas diferentes para a Elle francesa de abril, uma com Monica Bellucci , outra com Eva Herzigova e a terceira com Sophie Marceau. A revista prometeu que não há maquiagem nem photoshop em nenhuma delas.

E nesta semana nos deparamos com este ensaio do fotógrafo Erwin Olaf, com mulheres maduras encarnando o papel de pin-ups. Segundo o próprio fotógrafo “devemos comemorar o nosso corpo, abraçar nossa idade e não aderir à parte da sociedade pobre de espírito que vive em função dos padrões impostos.”

Essa valorização do natural, que vem desde 2004 com a Dove e suas modelos reais, já teve vários desdobramentos, desde o não-uso de photoshop, incluindo as mature models, os desfiles valorizando tons de pele e por aí vai. E se formos extrapolar muito mais nessa tendência, podemos também incluir a valorização do street style e os muitos flash mobs com gente nua ou parcialmente vestida pelo mundo inteiro.

E, posso até estar exagerando, mas me parece que é um movimento que só tem a crescer, à medida que as pessoas vão ficando mais familiares com a tecnologia e é mais fácil perceber a divisão entre o ideal estético e a realidade. O universo projetivo das pessoas continua sendo projetivo, mas está cada vez mais próximo. Aliás, essas iniciativas chegaram até no Brasil. Lembram daquela campanha da revista Nova, 'Eu tenho celulite'? E a exposição ‘Mulheres de Verdade‘, que tirou a maquiagem de modelos e atrizes globais?

E eu também acrescentaria a recessão. Uma vez que nossos esforços se lançam para o que é estritamente necessário, nada melhor do que valorizar o que nos é intrínseco: nossa beleza real.

22 maio, 2009

Make us dance

Por que o blog não pode morrer.
Falta de criatividade, falta de tempo... sei lá. Mas não gosto de deixar blog morto, quando eu não apareço para despejar tudo o que eu penso por aqui eu me sinto meio morta.

O bom é que todos estão tirando a roupa.

Ou eu tenho amigos muito sacanas, ou assino blogs muito sacanas ou estamos assumindo o que eu já sabia.

O último que eu lembro foi o No Pants Day, cuja proposta é essa aí mesmo, ficar sem calça por um dia. Teve até a versão Tupiniquim.



Mas daí alguém mandou esse clipe nessa semana, do grupo de eletro francês Make the girl dance.
Música boa com garotas sem roupa.



UPDATE: E hoje a Luiza, colega aqui do Planejamento, me mandou este link.

14 maio, 2009

Luluzinha Camp RS, go!

Gurias do RS!
Foi dada a largada para o 1º Luluzinha Camp em Porto Alegre.
E o que é Luluzinha Camp?
Um encontro de blogueiras, clube da Luluzinha. A idéia foi da Lúcia Freitas que, juntamente com a Nospheratt, Lu Monte, Juliana Sales e Zel, começou a divulgação pela web. A Lúcia percebeu que existiam meninas na web sim, elas só não participavam tanto quanto os meninos. A partir disso foi criado um grupo de discussões (que nunca parou e já passou pelos mais variados assuntos) e, em agosto, todo mundo se juntou lá em São Paulo [fotinhos abaixo].

Depois do encontro em São Paulo começou uma movimentação para juntar as blogueiras/twitteiras de vários locais do Brasil. E agora chegou a vez de Porto Alegre.

O que esse encontro vai ter?
- oficinas/bate-papos
- palestras
- presentes e sorteios
- bazar de troca e venda
- comidinhas e bebidinhas feitas pelas lulus
- ajuda a uma ONG de animais abandonados (já valeria a pena só por isso)
- e, claro, internet wi-fi

Informações gerais:
06/06/2009
16h
Sem local definido ainda (sugestões são bem-vindas)

Maiores informações com a Deise.
E as inscrições podem ser feitas aqui.

Temos também um grupo de e-mails para discutirmos e nos conhecermos melhor.

Em São Paulo a primeira edição foi assim:

08 maio, 2009

Ajudando


Pessoas!

Uma aluna do Click! Planning trabalha na agência que atende a Hercosul Alimentos, que produz rações animais. Eles fizeram uma campanha no Twitter para ajudar animais abandonados de Novo Hamburgo.

Cada pessoa que seguir os perfis criados @twicao e @twigato ajuda animais recolhidos pela ONDAA, uma instituição de Novo Hamburgo. Quanto mais pessoas seguirem/adicionarem os mascotes, mais ração será doada aos animais abandonados.

Mais detalhes aqui.
Para adicionar o gato é só clicar aqui.
Para adicionar o cachorro, aqui.

Dica do Ronaldo.

04 maio, 2009

Pessoal

Eu e a Fer (roommate) estávamos (e faz tempo) falando sobre blogs pessoais X blogs gerais e a Fer me falou: "Estamos em falta de gente que escreva bons blogs pessoais. Um que era muito boa era o da Clarah Averbuck, mas daí ela começou a namorar e parou de escrever. Blogs pessoais bons são aqueles das pessoas infelizes."

Não sei se vocês concordam com isso ou não, e minha intenção nem é argumentar contra ou a favor, até porque ainda não decidi. Só quero dissertar sobre e tirar isso da minha cabeça.

Nos blogs sobre assuntos "gerais" [e esse "gerais" inclui comunicação, cultura, moda, comportamento...] é bem fácil encontrar assunto repetido. Na minha pasta de feeds de comunicação, por exemplo, é bem comum um assunto reaparecer a cada 5 ou 6 posts que eu leio. E não acho que tenha nada de errado com isso, como o próprio nome diz, os assuntos são gerais, de domínio público e interessam a mais de uma pessoa no mesmo dia e, seguindo o caráter de blog: se me interessa, publico.

Mas é por esse mesmo motivo que a pasta "pessoais" dos meus feeds recebe uma atenção toda especial. Os mesmos assuntos podem até aparecer, mas em contextos que são únicos, em contextos que te fazem lembrar de experiências, em contextos que te coram, em contextos que te forçam uma vontade de ser mais corajoso.

Os blogs pessoais mexem comigo. E eu dou atenção a cada mísera palavra que existe neles. Por mais que eu me obrigue a assinar feeds de grandes conglomerados das mídias sociais [informação para o trabalho e conversas efêmeras de boteco], o que eu gosto mesmo são os gatos perdidos pelas esquinas dessa ou de outra cidade que contam sobre um anseio, uma desilusão, uma transa, um porre. Esses sim fazem todo o sentido.

E então eu percebi que o meu blog não era "para mim" já fazia algum tempo. Sempre teve opinião, sempre teve um pouquinho das minhas loucuras pessoais, mas estava faltando em sinceridade. E por quê?

Por que eu estava feliz.

E então eu acho que a Fer estava certa?
Talvez.

O que eu acho é que basta uma simples coisinha te desapontar para que tu pense mais a fundo e descubra um caminhão de coisas que estavam erradas e tu simplesmente não percebia. E o primeiro passo depois de descobrir isso tudo é dar uma passadinha aqui no blog, ficar mais íntima, mais pessoal e mandar à merda quem não entende que blog é blog porque eu escrevo o que quero.

E eu espero que isso faça algum sentido fora da minha cabeça.

Alguns blogs pessoais [com pitadas gerais] que eu acompanho:
Eu, cocinela
Porão e Sótão
Liliane Ferrari
E os idiotas descobriram que são em maior número
A vida mata a pau
Poderosa Afrodite
In the Flesh
Cabana Ranzinza
Contraditorium
Don't touch my moleskine
Não 2 Não 1
É tudo puta

02 maio, 2009

Only for geeks

Soft kitty, warm kitty, little ball of fur
Happy kitty, sleepy kitty, purr, purr, purr

Like Sheldon would say.