02 novembro, 2010

Lembrancinha

Tenho o maior orgulho dos meus amigos, mas quem merece espaço especial essa semana é a Cacá. No próximo sábado vai ao ar, na RBS, o primeiro Histórias Curtas produzido pela Cocinela, a produtora da Cacá.

Consegui acompanhar um pouco da produção e sei o quanto o pessoal se dedicou para fazer isso tudo acontecer. Estou cheia de orgulho e desejo MUITO sucesso =D

Então, segue mais sobre "Lembrancinha".


Sinopse:
Um pai divorciado leva seu filho a uma festa de aniversário infantil. O filho tenta se enturmar com as crianças, mas não é bem recebido. O pai, também tem dificuldades em se relacionar com os outros convidados. Juntos, pai e filho bolam um plano, e dão um jeito de se divertir nessa festa, aparentemente sem graça. Confusões e situações engraçadas envolvem todos os convidados, entre docinhos e palhaços.

Ficha técnica:
Roteiro e direção de Luis Mário Fontoura.
Fotografia de Pablo Escajedo .
Direção de arte de Pedro Karam .
Direção de produção de Jéssica Luz e Nicky Klöpsch.
Produção executiva de Cocinela Filmes.


Também participaram do projeto a Besouro Filmes, Cabine Audiolab, Bunker Estúdio e Apema.


Então, não esqueçam!
Dia 6 de novembro, sábado, logo após o Jornal do Almoço.

E para quem não conseguir assistir no horário, tem reprise pela TV Com no dia 6, às 23h, e no dia 7, às 8h e 30 e à meia-noite. Quem mora fora do RS pode assistir pelo Canal Brasil no dia 9, às 20h e 30, e no dia 10, às 15h e 30.

Fiquem com o trailer:


22 outubro, 2010

Sobre a angústia


"As coisas se mostram para nós nos termos de sua relevância para nossos projetos, mas na consideração da vida como um todo, trazida pela angústia, os projetos se mostram para nós como realmente são: possibilidades que escolhemos para nós.

Em nosso estilo de vida cotidiano, as pessoas não questionam com frequência as escolhas que fizeram para suas vidas. Alfred não fica na cama todas as manhãs perguntando se tem uma razão real para se levantar, porque, na maior parte do tempo, ele pensa em si mesmo como um mordomo, e os mordomos levantam da cama de manhã para fazer seu trabalho.

Contudo, na angústia, ser mordomo apareceria como uma escolha que Alfred fez para si, e, mostrando-se como uma possibilidade, ser mordomo apareceria como algo mutável. Em outras palavras, não é imutável que Alfred tem de ser um mordomo para o resto da vida; ele poderia escolher outra coisa e começar uma vida totalmente diferente.

Em resumo, a angústia derruba o mundo como ele é, colocando nossos projetos em dúvida, pois os mostra como possibilidades, e dá ao indivíduo a liberdade de escolher uma vida (e, portanto, um mundo) para si mesmo."

Em Batman e a Filosofia, deWilliam Irwin, Mark D. White e Robert Arp.

11 outubro, 2010

Eu tinha esquecido

Que uma das minhas maiores paixões é fotografar.
Hoje lembrei novamente.



Assistam.

A preferida.
Patti Smith em 1978 para a capa da Rolling Stone.

A última foto de John Lennon - 1980.
Capa icônica da Revista Rolling Stone.

Sobre a dificuldade de fotografar a dança.
1990 - Mikhail Baryshnikov e Rob Besserer
.

True love.
Susan Sontag em 1994.


Fuga da fotografia de moda a pedido de Susan Sontag.
Guerra de Sarajevo.



Annie como fotógrafa de moda.
No lançamento do filme Maria Antonieta - Revista Vogue, 2006.

04 outubro, 2010

Sobre a ativação e a promo do Totosinho

Dentre as promoções de marcas com conteúdo gerado pelo usuário, acho que as mais difícies são aquelas que envolvem a produção de vídeos. Todo mundo sabe que é muito mais simples e bem menos comprometedor clicar em um botão de retweet do que apertar o play da câmera/webcam e enviar para o youtube. É por isso que esse tipo de promoção costuma ter um índice mediano de participação, apesar de gerar resultados bem interessantes [e engraçados].

Um exemplo disso é a promoção da Seara que rolou antes da Copa da África. Quem não lembra dos garotos do futebol brasileiro fazendo embaixadinhas ao som de Single Ladies?



Pela viralização você deve pensar que foi um sucesso, certo? Pensando exclusivamente em participação, não foi. Menos de 20 vídeos foram enviados [não lembro se eram 14 ou 16]. Pois é, apesar dos altos investimentos em mídia, isso foi um fracasso como promoção [embora eu ache que a intenção mesmo nem era a participação em massa, mas sim o buzz gerado pela campanha e os milhões de views no youtube].

Outra campanha de exemplo: o Fã-Clube 2 da Brandili, criada lá na firma. Essa sim teve números que são considerados um sucesso: 454 vídeos postados. E isso que o investimento em ativação foi bem baixo, comparando com a campanha da Seara. Claro que o grande truque aqui foi o foco da promoção - a.k.a. público-alvo mais engajado do universo: as mães.

E para conquistar um desses dois resultados - buzz ou público participante - é preciso pensar em uma estratégia de ativação para fazer circular o conteúdo. E pode ser tanto um e-mail marketing como milhões gastos em mídia, desde que tenha um mínimo de criatividade.

E depois de toda essa volta eis que aparece o motivo deste post.
O Totosinho, em função do dia das crianças, lançou a promo Folegômetro, que vai até o dia 31 de outubro com premiações diárias de produtos da marca. Tudo que você precisa fazer é entrar no site da promoção, ligar a webcam e falar "Totosinho é beeeeem bom" sendo que o "bem" tem que ser beeeem longo, o máximo que você conseguir em um fôlego só. Se o seu "bem" for o mais longo do dia, você leva produtos Totosinho pra casa.

E o vídeo mais original do mês ganha um prêmio especial ao final da promoção.

Para ativar tudo isso, a 3yz bolou uma estratégia tão bacana que essa é a primeira vez que eu vou postar aqui no blog algo que chegou pelo correio.

A caixa e a Alice, a gata metida

Para reforçar à ideia da campanha - mostre seu fôlego - várias alternativas bem conhecidas para melhorar a voz: água, mel, cristais de gengibre, balinhas de menta e uma cartilha de exercícios. Assim, bem simples e direto.

Se você não for um fumante derrotado [pois é], clica aqui para participar.

Update: Ao todo, na promoção da Seara, foram postados 32 vídeos.
Valeu, Diego, pela correção!

22 setembro, 2010

Start with 'why'

Por que alguns são capazes de inspirar e outros não?

Acho que esse é um dos meus vídeos favoritos do TED 2009. Simon Sinek ensina que devemos começar sempre pelo "why" para criar projetos concretos e inspiradores.

É uma aula sobre DNA de marca.


Demorei para postar, mas a lembrança veio daqui.

16 agosto, 2010

Smile Project

E a felicidade, quanto custa?

The Smile Project from wasted spaces on Vimeo.


O Smile Project é uma iniciativa do coletivo de arte Wasted Spaces, que usa prédios e instalações urbanas abandonadas para expressar sua arte. O projeto em questão está rolando na cidade inglesa de Wembley.

Daqui.

15 agosto, 2010

Sobre o que é estranho

Toda a semana eu tenho uma “postagem fixa” no Twitter. Está entre aspas porque o meu comentário é quase sempre o mesmo, o que muda é o link. Costuma ser na segunda-feira, ou domingo (às vezes eles mudam), porque é o dia em que o Hel Looks faz 5 ou 6 postagens com os looks de pessoas que circulam pelas ruas de Helsinki. E eu preciso declarar o meu amor pelas pessoas de Helsinki.

E daí você vai pensar “Grande merda, é só mais um blog de street style”.
Te provarei que não.

Várias vezes, aqui no blog mesmo, eu deixei transbordar a minha paixão pelas pessoas de Helsinki, ou por esse blog específico, o que você preferir. E é fato que hoje qualquer um com rede elétrica e uma máquina fotográfica pode fazer um blog de “moda”, mas e o tal do estilo, como é que faz?


Eu acho que é isso que tanto me encanta nessas pessoas, é o tal do estilo próprio, aquele que desapareceu. Não conheço Helsinki, infelizmente. Não sei se o jeito de se vestir dessas pessoas é normal por lá. Mas eu sei que em um cantinho de Porto Alegre elas são fascinantes. Seja usando o must have da semana em uma composição bizarra, ou uma roupa que mais parece a que sua avó usava pra limpar a casa. Meio hype por ser meio jeca, algo assim.


Chega a ser estranho. Com certeza é diferente. Mas mais que diferente, é único. E impossível de copiar (como se vê pelos lookbooks do mundo), porque é algo próprio que se deixa mostrar pela roupa.

Vale a inspiração semanal.


Quando comecei a pensar neste post, logo lembrei das palavras do Walter Rodrigues no Fórum de Inspirações do ano passado:

"E agora vocês entendem que as pessoas estranhas são importantes para a moda? Elas são importantes porque só de olhar para elas nós já levantamos questionamentos. E questionamentos são importantes em qualquer atividade criativa."

E chegando no final do post também passou pela minha cabeça que o jeca de hoje pode ser o hipster de amanhã.


A ilustração do Hipster Fashion Cycle veio daqui.
Todas as fotos são do Hel Looks.