04 outubro, 2010

Sobre a ativação e a promo do Totosinho

Dentre as promoções de marcas com conteúdo gerado pelo usuário, acho que as mais difícies são aquelas que envolvem a produção de vídeos. Todo mundo sabe que é muito mais simples e bem menos comprometedor clicar em um botão de retweet do que apertar o play da câmera/webcam e enviar para o youtube. É por isso que esse tipo de promoção costuma ter um índice mediano de participação, apesar de gerar resultados bem interessantes [e engraçados].

Um exemplo disso é a promoção da Seara que rolou antes da Copa da África. Quem não lembra dos garotos do futebol brasileiro fazendo embaixadinhas ao som de Single Ladies?



Pela viralização você deve pensar que foi um sucesso, certo? Pensando exclusivamente em participação, não foi. Menos de 20 vídeos foram enviados [não lembro se eram 14 ou 16]. Pois é, apesar dos altos investimentos em mídia, isso foi um fracasso como promoção [embora eu ache que a intenção mesmo nem era a participação em massa, mas sim o buzz gerado pela campanha e os milhões de views no youtube].

Outra campanha de exemplo: o Fã-Clube 2 da Brandili, criada lá na firma. Essa sim teve números que são considerados um sucesso: 454 vídeos postados. E isso que o investimento em ativação foi bem baixo, comparando com a campanha da Seara. Claro que o grande truque aqui foi o foco da promoção - a.k.a. público-alvo mais engajado do universo: as mães.

E para conquistar um desses dois resultados - buzz ou público participante - é preciso pensar em uma estratégia de ativação para fazer circular o conteúdo. E pode ser tanto um e-mail marketing como milhões gastos em mídia, desde que tenha um mínimo de criatividade.

E depois de toda essa volta eis que aparece o motivo deste post.
O Totosinho, em função do dia das crianças, lançou a promo Folegômetro, que vai até o dia 31 de outubro com premiações diárias de produtos da marca. Tudo que você precisa fazer é entrar no site da promoção, ligar a webcam e falar "Totosinho é beeeeem bom" sendo que o "bem" tem que ser beeeem longo, o máximo que você conseguir em um fôlego só. Se o seu "bem" for o mais longo do dia, você leva produtos Totosinho pra casa.

E o vídeo mais original do mês ganha um prêmio especial ao final da promoção.

Para ativar tudo isso, a 3yz bolou uma estratégia tão bacana que essa é a primeira vez que eu vou postar aqui no blog algo que chegou pelo correio.

A caixa e a Alice, a gata metida

Para reforçar à ideia da campanha - mostre seu fôlego - várias alternativas bem conhecidas para melhorar a voz: água, mel, cristais de gengibre, balinhas de menta e uma cartilha de exercícios. Assim, bem simples e direto.

Se você não for um fumante derrotado [pois é], clica aqui para participar.

Update: Ao todo, na promoção da Seara, foram postados 32 vídeos.
Valeu, Diego, pela correção!

4 comentários:

  1. No total tinham sido postados 32 vídeos na campanha da Seara. Mas concordo que esse não deveria ser o foco. Na minha opinião existe um calculo matemático, onde o número de participação é igual a premiação (incentivo) dividido pela dificuldade (da criação do vídeo) multiplicado pela divulgação. E no caso da seara a premiação era muito ruim e a dificuldade de era alta, logo o resultado foi ruim.

    Adorei o post, abraço.

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  2. ai, que ótimo!
    eu estava te procurando no gtalk ontem pq sabia que tu era o único que saberia o número ;)

    e sim, tu levantou um ponto bem importante. tb não dá pra deixar de considerar, nesse caso da Seara, que o preconceito deve ter impedido muita gente de participar.

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  3. Verdade, pois geralmente quem gosta de futebol são homens, e a música escolhida é para mulheres. Nesse ponto realmente acho que deve ter dimínuido muito o número de participantes.

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  4. é, poucos homens tem o gingado e a coragem de fazer isso =P
    http://il.youtube.com/watch?v=_IDSa5a7_us (esse é meu amigo)

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