12 março, 2010

O ferro que não é

Quando eu era criança, apesar de ser uma menina muito comportadinha, ouvi muito dos meus pais aquelas “ordens” sustentadas pelo medo deles.

Não põe o dedo na tomada.

Não encosta no ferro de passar roupa.

Não fica balançando na cadeira.

Não anda de pé descalço no chão do banheiro.

E etc.

Bem comportadinha que era, ouvi e atendi a quase todas as ordens. Com exceção do ferro de passar. Tinha algo no ferro de passar que dava muita vontade de encostar. Então eu encostei, gritei e corri. Como resultado, tenho uma marquinha até que bonitinha no dorso da mão.

Mas, que tal subverter essas ordens? Desassociar a função da forma? Desafiar esses comportamentos (agora) instintivos que foram estimulados pelas “ordens” que ouvimos quando criança?

Esses são alguns dos objetivos do Ironic Radio, projeto de alunos do Copenhagen Institute of Interaction Design. Projeto este que, além de desafiar o design do objeto [rádio], também desafia o comportamento do consumidor.


Na parte metálica deste ferro, justamente aquela da qual precisamos deixar nossos dedinhos bem longe, estão os botões do rádio, que permitem trocar as estações. Aqui vai um vídeo explicando como tudo funciona.

Ironic Radio from Dean McNamee on Vimeo.

Vi aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário