28 julho, 2009

Eccentricity in motion


Salvador Dalí era excêntrico. E se não fosse artista, seria chamado de louco.

Acho que foi.

Ele é conhecido principalmente pela pinturas bizarras, repletas de elementos oníricos, e por ser o principal representante do Surrealismo do início do século XX (viva as aulas de artes do segundo grau \o/).



Mas também pelo filme que co-escreveu com o amigo Luis Buñuel, O cão Andaluz, de 1929.



No segundo grau, Dalí era o pintor que mais me fascinava.
Acho até que é por causa dele que eu sempre quis conhecer a Espanha.
E deve ter sido por causa dele que uma viagem pra lá foi o que eu pedi para os meus pais [e fiz] aos meus 15 anos.

Também tinha uma casa noturna em Bento, o Bulevar [é essa grafia mesmo, eu sei, é tosco] que ostentava uma cópia da "Tentação de Santo Antônio". Eu respeitava o bar só por isso.


E um dia eu também vou ter uma cópia da obra-prima de Dalí em casa. Junto com várias outras. E quem sabe algum dia eu tenha uma cópia do Dalí na pele.

Mas ele também fez trabalhos voltados para a fotografia, escultura e outros projetos no cinema.

Um deles é uma seqüência de sonhos no filme Spellbound, de Alfred Hitchcock.

E outro, do qual eu não tinha conhecimento até hoje, a animação "Destino", iniciada em 1945, em parceria com a Disney, que só foi concluída no ano de 2003. E essa animação tem todos aqueles elementos do Dalí que já conhecemos: sonhos, objetos/pessoas derretendo, relógios, sofrimento...

like paintings in motion...

Nenhum comentário:

Postar um comentário