21 junho, 2009

When I'm 25

Enquanto aqui no Brasil estamos vendo as tendências que os estilistas do Fashion Rio e da SPFW apontam para o próximo verão, os grandes portais de moda e de tendências já estão pensando em 2011. E não só em 2011, mas no inverno de 2011.

Na última quarta-feira o WGSN – canal pago com tendências de moda, arte, cultura, varejo, entre outros – deu uma palestra em São Paulo contando o que eles esperam para para os próximos dois anos.

Sue Evans, a diretora de tendências do portal, apontou uma macro tendência: a conexão. E a conexão da qual ela fala são as mídias sociais com as quais convivemos diariamente: twitter, blog, facebook, flickr, youtube...

É a informação instantânea que consumimos diariamente. Os canais de “voz” que alastram o que acontece na intimidade, nas ruas distantes e nas mais diferentes tribos.

Mas não parou por aqui. Dentro dessa macro-tendência foram identificados três movimentos distintos: o emotivo, o inventivo e o usável.

Emotivo
É isso que vamos chamar de luxo no inverno de 2011. São as roupas cujo valor está associado à memória. Roupas feitas a mão, edições limitadas, peças autorais, roupas herdadas, entre outros.


Inventivo

Essa micro-tendência é simplesmente a intensificação do DYI (do it yourself), que já vem aparecendo há alguns anos. E aqui vale tudo, é só usar a imaginação e fazer sua peça única.


Usável

Envolve a praticidade e o benefício de uma roupa. Também envolve reciclagem do que não é mais usado e retomada de coleções antigas como a grife Balenciaga já está fazendo com a Balenciaga.Edition, uma coleção retirada dos arquivos da marca.


O que dá para concluir de tudo isso?

Que a moda está ficando mais dinânima, eu diria que até mais humana, uma vez que o consumidor final é peça chave dessas criações. E podemos perceber que a moda não é mais uma via de mão única: a rua influencia as passarelas e isso, claro, só é possível graças às conexões formadas ao redor do mundo.

UPDATE do post anterior: a coleção da Evans assinada pela Beth Ditto já foi lançada. Para conferir é só ir aqui.

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