09 abril, 2009

Smoke, please.

Marcello Mastroianni

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na última terça um projeto de lei banindo cigarros e seus derivados em todo e qualquer ambiente coletivo fechado.

Entram na lista de proibição bares, boates, restaurantes, hotéis, pousadas, áreas comuns de condomínios, casas de show, shoppings, ginásios esportivos e estádios, todas as repartições públicas, hospitais e até carros de polícia e táxis. Os ambientes livres para os fumantes acenderem seus cigarros ficaram restritos à casa e à rua.

Ainda falta a sanção do governador do estado de SP, o que vai acontecer, uma vez que ele é o criador da proposta (José Serra), e então a lei propriamente dita entrará em vigor em 90 dias.

Só para deixar bem claro, o fumante que for pego infringindo a lei não será punido, mas sim o dono do estabelecimento no qual estava fumando.

Infos do CCSP.

Não quero entrar no mérito da lei ser boa ou não, sou fumante e obviamente iria gostar de ficar fumando onde eu bem entender, mas entendo o lado de quem não é fumante e imagino que deva ser um saco. Assim como vai ser um saco para os fumantes no futuro, que terão que parar de fumar ou terão que se retirar até o lado de fora dos estabelecimentos para alimentar o vício [e quero só ver como as casas noturnas vão lidar com isso]. E, na boa, quem está acostumado a fumar como eu, não consegue passar uma festa inteira sem fumar.

Será que os índices das home parties vão aumentar ainda mais?
Por mim, sim.




Para finalizar, fotos da época em que fumar era
"fumar é uma maneira sutil, e disfarçada de suspirar"
[Quintana].


Sean Connery


Audrey Hepburn


Clint Eastwood


Sophia Loren

Marylin Monroe


UPDATE: Acabei de ver nos meus feeds que o don't touch my moleskine tem um post um tanto parecido, postado bem antes que o meu. Coincidência, juro. Tá aqui o link.

Um comentário: