16 abril, 2009

My music substitute

Lendo meus feeds vi uma frase que era mais ou menos assim "Jamendo é uma nova rede social para compartilhar, baixar e ouvir música". Na hora já abri uma nova aba para saber do que se tratava e se valia a pena. Acabei perdendo a fonte de tal informação, mas o que importa mesmo é que o Jamendo, até onde deu para testar hoje pela noite, parece um irmão bastardo, sujinho e mal-nutrido do last.fm. E isso não é nada ruim.

Desde que o last.fm passou a ser cobrado [com exceção dos States, Iglaterra e Alemanha] eu fiquei um tanto orfã da minha rede social de música preferida. Além das indicações do Macki, eu descobri várias bandas muito boas pelas listas de "parecidos" que o last.fm fazia. Minha conta ainda está lá, mas parei de usar, desativei os plug-ins do WMP e o Macki nunca mais mandou dicas.


Ainda não sei direito como o Jamendo funciona, estou testando. Mas pelo que conferi até agora, posso fazer algumas observações:

1. O layout é tristinho. Não é limpo e acessível como o last.fm, tive que fuçar muito para achar algumas coisas.

2. No que eu coloquei 4 tags nas preferências musicais, o Jamendo já indicou uma banda de noise, math-rock [wtf?] chamada Pull my Daisy. Gostei. Apareceram também indicações de bandas semelhantes. Gostei muito.

3. Essa indicação veio com um link para fazer download do álbum.

4. Artistas podem fazer upload de seus álbuns. Não testei, não sou artista. Mas eu tenho a impressão que a base do Jamendo é de bandas independentes.

5. Parceiro do Creative Commons.

6. Tem fóruns, comunidades, widgets e mais um caminhão de coisas.


Enfim, só testando.
A única coisa da qual eu sinto muita falta e ainda não achei foi um plug-in que sincronize o que eu ouço no WMP com o site. Mas OK.

Aos que estiverem interessados, essa é a minha conta.

3 comentários:

  1. math-rock: rock que explora compassos diferentes do 4/4 normal, tipo um progressivo sem punheta com instrumentos. dom caballero é um bom exemplo. metrics também.
    vou ver qual é desse Jamendo.

    ResponderExcluir
  2. vamos por partes:
    compassos diferentes do 4/4 normal?
    tipo um progressivo sem punheta com instrumentos?

    ResponderExcluir
  3. por partes, então.
    4/4 é o compasso básico de música popular - cada compasso é dividido em 4 tempos, e cada tempo tem uma nota ou quantidade de notas tocadas. meio difícil de explicar sendo semi-leigo no assunto, mas dá pra ter uma idéia aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compasso_(m%C3%BAsica)

    progressivo sem punheta com instrumentos é isso mesmo. os caras se valem de estruturas e idéias de prog (dream theather, por exemplo) mas sem abusar do virtuosismo, do interminável solo de bateria logo no começo do disco ou ddos solos de guitarra cheios de arpejos que parecem um PERU ligado no amplificador.

    ResponderExcluir