29 março, 2009

Hora do planeta FAIL


Publiquei no meu twitter ontem que não iria aderir à hora do planeta. Que achava uma palhaçada, “pão e circo”, que não provocaria mudanças reais e que preferia tomar atitudes todos os dias. Obviamente recebi vários replies. Alguns tentando convencer, outros simplesmente falando que não concordavam com sólidas argumentações, alguns outros xingando mas, principalmente, tive vários unfollows.

Depois disso achei que a palhaçada, que tanto mobilizou comentários, merecia um post. E antes de começar o meu post propriamente dito, quero indicar outros 3 textos muito bons sobre o assunto: o do Cardoso, o da Paula e o do Carlos.

Primeiramente, acho que essa campanha é mais buzz do que consciência. Ouvimos falar em “desligue suas luzes por uma hora para ajudar o planeta”. Tá, e depois? É só isso e tá feito? Humm, parece fácil. E pronto, amanhã todo mundo fica aliviado da culpa e volta a utilizar o carro para ir até o armazém, a ligar o ar condicionado para dormir, usar lava-louças, máquina de lavar para duas ou três peças. Foi só uma pequena ação que te deixou com a consciência tranquila, só. Usando as palavras do Carlos Hotta “Porque as pessoas que irão apagar as luzes por uma hora hoje, em uma atitude que faz mais as pessoas se sentirem bem do que o planeta em si, vão se sentir ecologicamente superiores a mim, que ignorarei e mal-humoradamente a ação.”

PERIOD.


Segundo, por que, ao invés de fazer uma campanha tão grande e facilmente mobilizadora, não se preocupar em mudar compotamentos reais? Na minha opinião? Não geraria tanta falação para a WWF. Não existe conscientização, só publicidade. Não tem valor real nenhum, só simbologia.

Que tal um pouco de pensamento crítico? A minha impressão foi que todos foram lá, apagaram suas luzes como um rebanho de ovelhas que nada pensa. Nada contra quem participou, mas essa decisão foi consciente? Teve um pensamento por tras disso? Ou tu apagou as luzes porque mandaram?

PERIOD.


E, por último, já pensou nos picos de luz? Como o Cardoso ressalta em seu texto, essa ação “Significa DOIS picos sobrecarregando os circuitos, queimando transformadores, torres de transmissão e subestações pelo país inteiro, em um efeito-cascata que transformará a hora da terra em Semana do Blecaute. “

PERIOD.


Finalizando: para mim, essa ação nada mais foi do que uma tentativa dos não conscientizados se sentirem melhores consigo mesmo. É mais uma tentativa de “se mostrar”, que muito me lembrou o espírito bento-gonçalvense de ir na missa aos sábados para mostrar a roupa nova e fazer uma social. Ninguém está lá porque realmente se importa. [E eu não sou nada religiosa, só para deixar bem claro].

E quanto aos eco-chatos, já deixei bem claro o que penso nesse texto aqui.

Enfim, a hora do planeta não passa de consumo disfarçado, é discurso e não ação. E se eu decidi tomar banho na hora do planeta só tenho algo a dizer: eu faria isso invariavelmente em qualquer outro momento do dia, mas duraria os mesmo 15 minutos [com shampoo, condicionador, sabonete, pedra-pomes, gilete e óleo]. E isso só depende de mim.



Todas as imagens são do Gettyimages.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você!

    Quando me falaram dessa hora do planeta, quase não acreditei. Acho que é a maior palhaçada que eu já ouvi em um bom tempo.

    Apagar a luz por 1 hora? Adiantou muuuuito mesmo! Tudo que conseguiram foi ficar 1 hora à luz de velas.

    ResponderExcluir
  3. As luzes da minha casa ficaram apagadas, mas isso porque eu não estava em casa!

    ResponderExcluir
  4. Concordo também contigo.
    Mas não daria unfollow em ti se discordasse, apenas daria pelas inúmeras mensagens de músicas ouvidas, o que lota meu twitter.

    Sua spammer! >D

    ResponderExcluir