06 outubro, 2008

Quero defender as mídias sociais

Sou uma grande defensora das mídias sociais.
Não por achar que ela está revolucionando a forma de fazer jornalismo, ou propaganda, ou literatura ou sei lá mais o que. Mas também por isso.
Sou uma grande defensora das mídias sociais por achar que ela está revolucionando a minha vida. E nada mais importante que revoluções na minha vida.

Aqui, meu diário deixou de ser mental. Aqui eu comento com amigos e mais alguns gatos pingados. Aqui eu sinto que minhas opiniões fazem parte de algum sentido muito maior e, quem sabe, eu esteja revolucionando um pouquinho de outras coisas também. E tudo é livre, se eu quiser, posso falar o que tiver vontade.

E eu sempre critiquei o jornalismo por ser sempre do contra, sempre conservador a respeito dos blogs. Todo mundo lembra dos macacos do Estadão, certo? Se não, o Pense Nisso! pensou nisso e postou, além de um bom texto, vários links para lembrar.

Mas o "falem bem, falem mal, mas falem de mim" por aqui não funciona. Para as empresas ou para os que se importam um pouquinho com a sua imagem.

Já notou o potencial que isso aqui tem para arruinar tudo?

Dois bons exemplos podem ser resgatados nos últimos dois dias em dois bons blogs.

Primeiro, anda circulando pela internet, um e-mail anunciando a morte de Luis Miguel.
Piadas à parte, para você que sabe ou não quem é Luis Miguel, o importante a ser tirado daqui é que se a carreira dele já está enterrada, para que mexer com a vida do pobre coitado, certo? Mas não é só isso.
O lance todo envolve um SPAM/Vírus do mal como o Ressel fala por aqui.
Danos ao seu computador + arranhões na carreira capenga do amante latino.

E depois, um pouco pior, eu acho.
[E talvez agora eu esteja entendendo melhor um pouco das atitudes do jornalismo que eu tanto condeno]
O iReport, iniciativa da CNN, uma espécie de site de jornalismo participativo, caiu nas armadilhas da web. Na real, quem quase se ferrou mesmo foi o Steve Jobs. Tentaram matar o hype do mundo tech.


Se eu mudei de opinião? Não, só acho que o jornalismo e as mídias sociais precisam encontram um caminho.
Se eu tenho a solução? Certamente não, mas vou continuar pensando a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário