02 julho, 2008

Is my yellow your purple?


Words and Thoughts in RGB from Eduardo Morais on Vimeo.


Vi esse documentário e não pude deixar de lembrar de Janela da alma (2002), de João Jardim e Walter Carvalho. João e Walter tratam do tema visão - abstrato, completo, universal - mas de uma forma bem poética, mastigada e sem as travas de país subdesenvolvido.

Também não pude deixar de lembrar do espectro eletromagnético, que eu tanto amo e que nunca vou esquecer. Mas daí já entra a parte da física, e eu não quero cometer nenhum equívoco.

Janela da alma, que inspirou seu nome da frase de Leonardo da Vinci [o olho é a janela da alma, o espelho do mundo], tem um dos momentos mais brilhantes e emblemáticos do cinema, para mim, que é a participação do cineasta alemão Win Wenders.

O enquadramento da retina.
Simples e brilhante.

Queria que Wenders estivesse aqui do meu lado agora, ia ganhar um abraço apertado e um beijo na testa. E é por isso que o Words and thoughts in RGB veio para cá (mas não somente por isso): a lembrança de um das frases mais lindas e brilhantes que já ouvi.

Wenders relata que quando ousou experimentar pela primeira vez lentes de contato, sentiu-se desconfortável, pois percebeu que precisava do enquadramento proporcionado pela armação dos óculos. Também explica, da forma mais simples possível, o sentido conotativo do olhar, a seleção natural feita pelo criador. A armação dos óculos é a necessidade de moldura, a subjetividade atuando em tudo, sempre. A moldura é a tela de cinema, é o espectro de captação da câmera, é a existência da quarta parede, em tudo. E ela é diferente e singular.

Is my yellow you purple?

3 comentários:

  1. tato, olfato, visão, audição e paladar. são as cinco coisinhas que formam aquilo que a gente chama de vida.

    ResponderExcluir
  2. oooups! tinha feito umas expermientações no perfil do meu blog e esqueci de voltar ao normal. o comentário acima é meu.

    ResponderExcluir
  3. pra não perder o que me resta de esperança no mundo, prefiro não pensar a respeito.

    ResponderExcluir