20 novembro, 2007

MIL VOLTAS

Eu já peguei ônibus milhares de vezes em Porto Alegre e parece que eu já conheço boa parte da cidade como a palma da minha mão mas, sempre que eu pego um ônibus diferente, eu gosto de ficar o tempo inteiro olhando o trajeto, por mais sem graça que possa parecer a paisagem.
Acontece que, depois de um tempo pegando sempre o mesmo ônibus, a tal paisagem pode ficar um tanto maçante e daí eu volto a levar um livro dentro da bolsa ou um amigo do lado do ônibus para fazer a viagem valer a pena. Os amigos são melhores que os livros, pois eles são úteis mesmo quando não tem lugar no ônibus e é preciso ficar de pé [porque leitura é algo que eu preciso fazer com calma e confortavelmente, o mínimo exigido é um assento de ônibus]. Em compensação, os livros podem ser fechados se bater a vontade de ficar sozinho e quieto.....
Mas enfim, a questão toda é que o caminho até a TVE não cansou até agora e, diga-se de passagem, ele tem tudo para enjoar. Depois de uma caminhada de 15 minutos até o campus do centro eu pego o TV, que normalmente vem quase lotado e muito fedido. O caminho não é nada de mais [perimetral - aureliano - érico - correa lima] na real, é bem ruinzinho até, mas toda vez eu sinto uma vontade enorme de olhar, de simplesmente olhar as placas, os cartazes, os outdoors, as pessoas, os animais, os carros, as árvores, o lixo.....
Desde que entrei na TVE eu abandonei os livros na bolsa [já que não tenho mais a opção de encontar um amigo no ônibus].
Ontem eu comecei a ler [em casa] o "História sem fim", do Michael Ende [aquele, do filme, da espécie de cachorro que voa] e não consegui desgrudar, quase virei a noite. Decidi colocá-lo na bolsa. E lá ele ficou porque eu só conseguia olhar, olhar e olhar a paisagem de sempre.

2 comentários:

  1. Que fofinha, gostei do texto nenem. Que bom que tu ta curtindo o livro :D Espero que goste ainda mais na medida que tu vá lendo.

    Bitoquinhas :***

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso com o camninho.
    Me leva um dia pra ver como é. Tu até pode me deixar vendo a paisagem e ficar lendo um livro.
    =)

    ResponderExcluir