25 maio, 2009

Sem farda

E viva o reaproveitamento!

Outro post em segunda mão, diretamente do blog da firma.

Antes de começar quero dizer que ele foi escrito com colaboração do Ronaldo.
Ok, go!


Desde o ano passado, o pessoal do planejamento está prestando muita atenção a tudo que envolve ou remeta à valorização da naturalidade, ao natural look.

Só para contextualizar, o movimento começou em 2004, quando a Dove lançou na Inglaterra a Campanha pela real beleza (que chegou por aqui logo depois). Acho que não é mais novidade para ninguém as mulheres normais “gente como a gente” estampando os anúncios da marca.

No início deste ano foi a vez do bonitão Brad Pitt estampar a capa da revista W exatamente do jeito que é, com suas marcas e rugas.

Depois tivemos 3 capas diferentes para a Elle francesa de abril, uma com Monica Bellucci , outra com Eva Herzigova e a terceira com Sophie Marceau. A revista prometeu que não há maquiagem nem photoshop em nenhuma delas.

E nesta semana nos deparamos com este ensaio do fotógrafo Erwin Olaf, com mulheres maduras encarnando o papel de pin-ups. Segundo o próprio fotógrafo “devemos comemorar o nosso corpo, abraçar nossa idade e não aderir à parte da sociedade pobre de espírito que vive em função dos padrões impostos.”

Essa valorização do natural, que vem desde 2004 com a Dove e suas modelos reais, já teve vários desdobramentos, desde o não-uso de photoshop, incluindo as mature models, os desfiles valorizando tons de pele e por aí vai. E se formos extrapolar muito mais nessa tendência, podemos também incluir a valorização do street style e os muitos flash mobs com gente nua ou parcialmente vestida pelo mundo inteiro.

E, posso até estar exagerando, mas me parece que é um movimento que só tem a crescer, à medida que as pessoas vão ficando mais familiares com a tecnologia e é mais fácil perceber a divisão entre o ideal estético e a realidade. O universo projetivo das pessoas continua sendo projetivo, mas está cada vez mais próximo. Aliás, essas iniciativas chegaram até no Brasil. Lembram daquela campanha da revista Nova, 'Eu tenho celulite'? E a exposição ‘Mulheres de Verdade‘, que tirou a maquiagem de modelos e atrizes globais?

E eu também acrescentaria a recessão. Uma vez que nossos esforços se lançam para o que é estritamente necessário, nada melhor do que valorizar o que nos é intrínseco: nossa beleza real.

2 comentários:

  1. E aquela capa de revista com a Suzana Vieira, hein, hein? 66 e corpitcho de 20. As revistas brasileiras não pegaram o espírito. Agora pregam a moral de cuecas, e apagam os mamilos de fuinhas.

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  2. As revistas não, mas as pessoas sim [algumas].
    Ou vai dizer que alguém falou bem e/ou achou que aquele ensaio era real?
    E eu não conheço um homem que prefira a Playboy à Sexy, o que já é um avanço, uma vez que a Sexy capricha menos no photoshop.

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